A ESAP (Escola Superior de Advocacia Pública) realizou nesta segunda-feira (16) a oficina online “Como Nascem os Projetos? ” – Mestrado em Direito Público e Econômico. O encontro contou com a participação de procuradores do Estado, servidores públicos, residentes jurídicos e interessados em participar do Programa de Mestrado Interinstitucional em Direito Político e Econômico.
Na abertura, a procuradora do Estado e Diretora da ESAP, Ludmila dos Santos Russi, agradeceu a presença dos participantes e ressaltou a finalidade da oficina. “A finalidade desse evento é conversar um pouco sobre a elaboração de projetos de pós-graduação. Nossa ideia é auxiliar os interessados em participar do processo seletivo para o Programa de Mestrado promovido pelo Mackenzie em parceria com a UFMS e a Fundect”.
Ministrada pelo professor e diretor da Faculdade de Direito da UPM (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Felipe Chiarello de Souza Pinto, a oficina ofereceu abordagens prática e teórica sobre a elaboração de projetos de pesquisa. O conteúdo incluiu tópicos como introdução ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, bibliografia de metodologia e componentes de um projeto acadêmico.
Durante sua explanação, o professor falou sobre elementos essenciais de um projeto, como introdução, conclusão, bibliografia, justificativa, entre outros. “Um projeto de pesquisa nasce de alguma dúvida, algo que efetivamente não sabemos a resposta”, pontuou.
A iniciativa objetivou preparar os participantes para desenvolverem propostas metodologicamente consistentes, atendendo aos padrões acadêmicos e científicos exigidos na seleção para o Mestrado. A oficina completa pode ser conferida no canal do Youtube da PGE/MS.
Programa de Mestrado
Por meio de um convênio firmado entre a PGE/MS, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a UPM (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS), foram abertas vagas para o Programa de Mestrado Interinstitucional em Direito Político e Econômico.
Das 25 vagas oferecidas, 15 são destinadas exclusivamente à Procuradoria-Geral do Estado.
As inscrições estarão abertas de 30 de outubro de 2024 a 14 de janeiro de 2025, e o início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2025.
O edital completo do programa pode ser acessado aqui.
Hanelise Brito, Comunicação PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks