Servidores na reunião de check-in, momento importante para o acompanhamento efetivo do Planejamento Estratégico.
A PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) tem registrado avanços significativos na implementação de seu Planejamento Estratégico, que estabelece metas até 2029. Dados da UGGE (Unidade de Governança e Gestão Estratégica) apontam que mais de 40% dos objetivos estratégicos já foram alcançados. O progresso demonstra a eficiência das equipes, que têm atuado em diferentes perspectivas do Planejamento, com foco nos resultados pretendidos para uma gestão pública eficiente.
No Planejamento Estratégico Institucional (2024-2029), a PGE/MS adotou a Metodologia de Gestão OKR (Objectives and Key Results), uma ferramenta ágil que define objetivos e acompanha resultados.
De abril a outubro deste ano, foram realizadas 79 reuniões de check-in, envolvendo setores estratégicos como a Corregedoria-Geral, a Procuradoria de Controle de Dívida Ativa, a Câmara Administrativa de Solução de Conflitos, entre outros.
Conforme explica a servidora e administradora Cibelle Queiroz de Melo, as reuniões de check-in são importantes para monitorar os OKRs (Objetivos e Resultados-Chave) definidos, retomar o foco em metas prioritárias e promover ajustes estratégicos quando necessário.
“As reuniões servem para retomar os OKRs estabelecidos, monitorá-los e acompanhá-los em espaços curtos de tempo, a fim de pensar em novos caminhos, caso aquilo que foi planejado não tenha dado certo. Elas também nos ajudam a visualizar as pequenas conquistas e colaboram para o engajamento da equipe e uma maior transparência de informações”.
Alguns setores da Procuradoria ganharam destaque por anteciparem metas previstas para 2026. É o caso da Coordenadoria Jurídica de Compras e Contratos, que objetivou fomentar a aproximação da PGE/MS com os setores técnicos, meta que foi cumprida com a assessoria prestada aos servidores estaduais que trabalham com planejamento e execução de contratações públicas.
A servidora explica que a metodologia OKR implementada possibilitou não apenas acompanhar de perto os resultados, como também revisar o plano original e estabelecer novos objetivos, ampliando os desafios e incluindo outros setores que não estavam inicialmente envolvidos.
“Um dos principais frutos da metodologia é a percepção das equipes quanto ao propósito de contribuir com o posicionamento estratégico que a PGE definiu para os próximos anos. Isso ficou evidente na mensuração do primeiro ciclo e se reforçou com os depoimentos dos setores que ganharam destaque”, disse.
Com os avanços e o alcance de resultados, a expectativa é que a UGGE inicie uma revisão no Planejamento Estratégico, a fim de estabelecer novos objetivos para os próximos ciclos. “Os setores envolvidos compreenderam que podem se desafiar mais, além disso, outras unidades que ainda não fazem parte desejam participar”, concluiu.
Hanelise Brito, Comunicação PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks
Leia também:
Procuradores e servidores concluem curso de capacitação avançada sobre metodologia OKR
Unidade de Gestão Estratégica inicia processo de implementação do Planejamento Estratégico
Com foco na gestão voltada a resultados, PGE-MS elabora novo Planejamento Estratégico