Para aprimorar a comunicação institucional, tornando-a mais clara, acessível e eficaz, procuradores do Estado e servidores da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) concluíram, nesta sexta-feira (4), a Oficina Online de Linguagem Simples. Ao todo, participaram da formação 90 servidores.
Promovida pela ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública), a capacitação foi voltada à aplicação da Linguagem Simples no contexto jurídico. O curso abordou técnicas de escrita, organização e design da informação, reforçando a importância da clareza textual na produção de documentos oficiais.
A oficina foi ministrada pela especialista em Linguagem Simples, jornalista e servidora pública Patrícia Roedel, autora do “Manual de Linguagem Simples: como planejar, desenvolver e testar textos que funcionam”.
Durante o curso, os participantes exploraram temas centrais da linguagem simples, como conceitos, diretrizes de texto e design, além das razões que justificam sua adoção. Questões como alfabetismo, usabilidade, leiturabilidade e diversos contextos de aplicação foram amplamente debatidos, com foco na prática profissional dos servidores e dos procuradores.
A iniciativa está alinhada às diretrizes do Projeto Simplifique, instituído pela PGE/MS, que visa modernizar e facilitar a linguagem utilizada nas manifestações jurídicas, promovendo maior transparência e eficiência na comunicação com o cidadão.
Com a conclusão da oficina, a Procuradoria avança na consolidação de uma cultura organizacional comprometida com a clareza e a objetividade.
Geane Beserra, Programa de Estágio PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks