A ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) em parceria com a Ejud-MS (Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul) realizou nesta terça-feira (12) o evento “A vida é uma jornada – Celebrando ser Mulher”. O encontro aconteceu em alusão ao Dia Internacional da Mulher e reuniu dezenas de mulheres no Bioparque Pantanal para debater temas da atualidade.
Na abertura do evento, a procuradora-geral do Estado Ana Carolina Ali Garcia agradeceu a presença das palestrantes e participantes do encontro.
“É uma alegria poder ver essa união de instituições em busca de um diálogo qualificado. Este é um mês em que nós celebramos muitos avanços e também refletimos sobre os desafios. Quero deixar um agradecimento especial ao nosso governador do Estado Eduardo Riedel, cuja gestão é protagonizada por tantas mulheres em espaços de liderança”, disse a procuradora-geral.
Na ocasião, o Des. Odemilson Roberto Castro Fassa representou o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Des. Sérgio Fernandes Martins, e expressou gratidão as mulheres que diariamente desempenham papéis fundamentais nas organizações públicas, privadas e na sociedade geral.
“Se as novas gerações de mulheres têm alta expectativa e sabem que podem chegar a qualquer lugar, é porque mulheres como vocês que hoje ocupam essas cadeiras tiveram a coragem de abrir os caminhos e lutar para alcançar seus espaços, mesmo quando o terreno era inóspito. Hoje celebramos as conquistas e olhamos para o futuro com a confiança de que a participação das mulheres em todos os âmbitos da sociedade é o caminho a ser seguido”, afirmou.
O primeiro painel do evento foi mediado pela conselheira aposentada do TCE/MS, Marisa Serrano e abordou os seguintes temas: Advocacia Pública e a Perspectiva de Gênero; Empreendedorismo Feminino; Mulheres no Legislativo; Mulheres na Magistratura; Violência Doméstica e Liderança Feminina.
Convidada do painel, a primeira-dama do Estado Mônica Riedel falou sobre empreendedorismo feminino, encorajando as mulheres a se sentirem empreendedoras. “Temos várias áreas do empreendedorismo. O empreendedorismo é sempre uma transformação, é você buscar sair de um patamar para outro, fazendo uma transformação, ás vezes na sua vida, ás vezes na vida de outras pessoas”.
Já a promotora de justiça Clarissa Carlotto Torres tratou do tema violência doméstica. “As mulheres hoje conseguem identificar e nominar as violências sofridas e isso não acontecia antes. Então a quantidade de campanha que nós temos, o fato de falarmos o tempo inteiro do assunto, tudo isso influencia e eu acredito que as mulheres começaram a perceber mais as violências e consequentemente a realizarem a denúncia”, pontuou.
Durante sua fala, Clarissa Torres apresentou ainda o “Quiz Feminicídio” desenvolvido pelo MPE/MS, uma ferramenta criada com o intuito de que a mulher possa identificar sinais de um relacionamento abusivo. A ferramenta é disponibilizada no site do Ministério Público.
O segundo painel foi mediado pelo secretário-executivo de Direitos Humanos da SEAD, Ben-Hur Ferreira e abordou assuntos como racismo, assédio, reconstruções familiares e programas de assistência social com as convidadas: Desa. Jaceguara Dantas da Silva (TJMS), Cândice Gabriela Arosio (MPT/MS); Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo (ESA/MS) e Patrícia Cozzolino de Oliveira (SEAD).
Também marcaram presença no evento a corregedora-geral Fabíola Marquetti Sanches Rahim e a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes. O encontro foi transmitido ao vivo e pode ser assistido no canal do Youtube da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul).
Confira a galeria de fotos:
Hanelise Brito, Comunicação PGE/MS
Fotos: GuidoBreyJr