Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de cursar Programa de Mestrado Interinstitucional em Direito Político e Econômico. A novidade é fruto de convênio assinado pela PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). Do total de 25 vagas de mestrado, 15 serão destinadas exclusivamente à Procuradoria.
Esta é mais uma iniciativa da PGE/MS para aprimorar a qualificação de seu corpo técnico, visando fortalecer a atuação do órgão no desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais efetivas para a população sul-mato-grossense.
O período de inscrições será de 30 de outubro de 2024 a 14 de janeiro de 2025. O início está previsto para o primeiro semestre de 2025.
A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, afirma que o mestrado contribuirá para que os procuradores aprofundem conhecimentos e contribuam de forma mais robusta com as demandas jurídicas do Estado, sobretudo em temas de alta relevância social e econômica.
“É com muita satisfação que a PGE/MS viabiliza esse edital para os procuradores do Estado por meio de convênio assinado com a UFMS, Fundect e Mackenzie. Este programa será uma oportunidade de potencializar a capacitação dos nossos procuradores, permitindo que eles atuem com ainda mais eficiência no assessoramento jurídico e na implementação de políticas públicas”, afirmou.
Ana Ali ressaltou que a temática trabalhada no programa de Mestrado será de grande valia para a Administração Pública. “Com o aprofundamento no Direito Político e Econômico, nossos procuradores estarão ainda mais preparados para enfrentar os desafios jurídicos e contribuir com soluções inovadoras para questões que impactam diretamente a população. O fortalecimento da nossa equipe técnica é fundamental para garantir segurança jurídica ao Estado de Mato Grosso do Sul”.
Para a procuradora do Estado e diretora da ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública), Ludmila dos Santos Russi, buscar parcerias em mestrados interinstitucionais é fundamental para ampliar as oportunidades de aprendizado e pesquisa.
“Essas colaborações possibilitam o intercâmbio de conhecimento entre instituições. Além disso, permitem o acesso a recursos variados, como laboratórios e bibliotecas, e facilitam a criação de redes profissionais, essenciais para futuras colaborações e publicações. Outro ponto importante é a diversidade de perspectivas, que fortalece o desenvolvimento de pesquisas mais completas e inovadoras, pontuou.
De acordo com o edital, os interessados passarão por provas de Conhecimentos Específicos e de Proficiência. O programa terá duração máxima de 24 meses.
O edital do Programa de Mestrado Interinstitucional em Direito Político e Econômico pode ser conferido na íntegra aqui.
Hanelise Brito, Comunicação PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks