Campo Grande (MS) – Nesta semana a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) fragmentou mais 120 quilos de papel de acordo com a lei vigente, por meio do decreto nº 15.168 de 25 de fevereiro de 2019, no qual aprova o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade dos documentos das atividades-meio, produzidos pela Administração Pública do Estado de Mato Grosso do Sul.
Ainda há muito o que se fazer, contudo, todo o trabalho é realizado com cautela e técnica necessárias para que não ocorra nenhum equívoco durante o processo. Os servidores da Coordenadoria da PGE (Copge) são orientados pela coordenadora Especial de Gestão Documental, da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), Doralice Martins, e sua equipe.
Além da Tabela de Temporalidade, a Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo (Cada), da PGE, também criou um fluxograma contendo as instruções necessárias para a execução desse procedimento.
A primeira vez que a PGE fragmentou documentos foi em dezembro de 2019 com quase uma tonelada de papel. Na segunda ação a pesagem chegou a aproximadamente 150 quilos. Em seguida, os servidores da PGE fragmentaram 415 quilos. A quarta fase resultou na fragmentação de 281 quilos de papéis e, na seguinte, 233 quilos foram fragmentados.
Fotos: Copge