Na última segunda-feira (04/06/2018) a PGE/MS foi representada pelo Procurador do Estado Ulisses Schwartz, no debate sobre o papel das Procuradorias nos desafios da elaboração e execução das políticas públicas, promovido pela Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) e a Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Aperj).
No primeiro painel – Políticas Públicas e Diálogos Institucionais: o papel da Advocacia Pública na conexão entre as dimensões política e jurídica – o Procurador do Estado de Mato Grosso do Sul, Ulisses Schwartz, discorreu sobre a carreira. Para ele “a Procuradoria é um acoplamento estrutural entre a Política e o Direito”. Afirmou, ainda, que “os Procuradores devem trabalhar com a perspectiva de que são juristas e não apenas advogados” e que “a Advocacia Pública também é porta-voz da sociedade”.
“O nosso papel é o de criar alternativas” disse ao recomendar que as Procuradorias façam audiências públicas e que sejam mais criativas e proativas. Ele defendeu também uma maior união entre as PGEs para a defesa de teses comuns aos Estados junto aos Tribunais Superiores. “Sejamos juristas dos Estados”, sustentou.
Por: Amanda Verão Mazina