Nesta semana (18 a 22.10) a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS) está publicando uma série especial sobre a campanha Outubro Rosa. A matéria desta quarta-feira (20) aborda sobre os lugares onde as mulheres podem fazer exames de prevenção em Mato Grosso do Sul de graça.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revelam que somente no ano passado, 195 mulheres perderam a vida em decorrência do câncer de mama. Portanto, quando se trata da prevenção, quanto mais cedo o tumor for identificado e tratado, melhor.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início, por isso, a importância de realizar a mamografia e o papanicolau (exame preventivo para detectar câncer do colo do útero).
Os exames de prevenção são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres na faixa etária de 45 a 60 anos. Para a realização antes dessa idade é necessário que o motivo de rastreio seja justificado.
Mesmo com toda a divulgação em torno da causa, a SES afirma que a procura até o momento está baixa. Durante a pandemia houve uma queda de mais de 50% nas solicitações de mamografia, por isso, o trabalho de sensibilização está sendo intensificado a fim de garantir o retorno destas mulheres aos consultórios.
Confira, abaixo, os locais disponíveis de atendimento à população. Lembrando que para realizar os exames é necessário ter em mãos RG, CPF e Cartão do SUS.
- Unidade Básica de Saúde (UBS) – Quem mora na capital sul-mato-grossense pode marcar os exames por meio dos postos de saúde municipais. Algumas unidades estão com horário especial de atendimento, inclusive, aos sábados. A solicitação pode ser feita na consulta de enfermagem onde será realizado o exame preventivo e informado o local disponível para a mamografia. No interior do Estado, a mamografia também deve ser agendada nas UBS dos municípios.
- Hospital de Amor – O Hospital de Amor fica localizado na avenida Vereador Thirson de Almeida, 3103 no bairro Aero Rancho. Para o atendimento, é recomendado entrar em contato por telefone e realizar o agendamento pelo telefone (67) 3304-6600.
- Hospital de Câncer Alfredo Abrão – Para atendimento neste local, as mulheres interessadas também podem dirigir-se à rua Marechal Rondon, 1.053 Centro de Campo Grande na parte da manhã – a partir das 7h – e no período da tarde – a partir das 13h – para a entrega de senhas. Os exames começaram no dia 4 deste mês e serão realizados até o próximo dia 29 de outubro. Ao todo, 40 senhas são distribuídas por dia para a realização da mamografia em mulheres na faixa dos 40 aos 65 anos. Já para a realização do Papanicolau, são distribuídas 80 senhas por dia para mulheres na faixa dos 25 aos 64 anos. Para realizar o exame do papanicolau a mulher não pode estar no período menstrual e nem ter tido relação sexual nas últimas 48h. Este exame é somente para mulheres que já tenham iniciado a vida sexual.
Outubro Rosa: PGE abraça o mês de combate ao câncer de mama e de colo do útero
Saiba quais os sintomas do câncer de mama e do colo do útero
Assessoria de Comunicação PGE/MS
Fotos internas: Reprodução internet
Imagem: Freepik