A saúde mental do seu corpo técnico é um tema caro para a PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul). Por esse motivo, a ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) em parceria com o FONACE (Fórum Nacional dos Centros de Estudos das Escolas das PGEs e PGDF) oferta uma palestra sobre saúde mental e sua importância no setor público.
O bate-papo acontece no dia 18 de janeiro a partir das 10h30 (horário de Brasília) por meio da plataforma Microsoft Teams e terá como palestrante o psicólogo Marcelo Spalding Verdi que atua na PGE-RS (Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul) e acumula 10 anos de experiência progressiva em setor da advocacia pública.
Os procuradores do Estado, estagiários, servidores vinculados à PGE e o público em geral interessados em participar, podem realizar a inscrição no portal da ESAP.
O momento será destinado à oferta de dicas e um alento aos servidores públicos, com foco nos cuidados da saúde mental e experiências vividas nas Procuradorias Estaduais.
Para a procuradora do Estado e Diretora da ESAP, Ludmila Santos Russi, a realização de um evento em apoio ao Janeiro Branco é justificada pela urgência de promover a conscientização sobre a importância da saúde mental.
“Em um mundo cada vez mais acelerado e desafiador, é fundamental criar espaços de diálogo e informação que incentivem as pessoas a refletirem sobre seu bem-estar psicológico”, ponderou.
O evento proporcionará ainda oportunidade para compartilhar experiências, desmistificar tabus e orientar sobre a importância do autocuidado e do acesso a suporte profissional quando necessário. “Ao abraçar o Janeiro Branco, contribuímos para a construção de uma comunidade mais solidária, empática e comprometida com a promoção da saúde mental”, completou a procuradora Ludmila Russi.
Projeto “Em trilhas, eu me encontro” – A saúde mental já é uma pauta trabalhada com frequência pela Procuradoria. Em 2023, a PGE/MS concluiu a primeira edição do projeto de qualidade de vida “Em trilhas, eu me encontro”, fruto de uma parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), para promover e incentivar o bem-estar no ambiente de trabalho e a melhoria do clima organizacional.
A iniciativa prevê o desenvolvimento de encontros terapêuticos presenciais que trabalham temas como saúde mental, comunicação interpessoal e autorrealização. A primeira edição do projeto foi um sucesso entre os servidores e a expectativa é que a segunda edição tenha início em março de 2024.
Hanelise Brito, comunicação PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks