O LabPDI (Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) da CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica) realizou neste mês de março um workshop sobre linguagem de programação. A capacitação teve como público-alvo os estagiários da unidade e os acadêmicos integrantes do LIA (Laboratório de Inteligência Artificial) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
A oficina abordou especialmente o uso da ferramenta VueJS, um framework focado no desenvolvimento de interfaces de usuário e aplicativos de página única. Na PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) o sistema é utilizado nas soluções desenvolvidas para o setor de recursos humanos como, por exemplo, na contagem de tempo de serviço, e é utilizado também no projeto de Inteligência Artificial da Procuradoria o “Quati”.
Ministrado pelo Técnico e Pesquisador em Tecnologia da Informação, Leonardo Crivellaro Lazarino, o workshop abordou os seguintes conteúdos: conceito por trás de aplicações web, o funcionamento dos navegadores e uma tecnologia para o desenvolvimento de aplicações web.
A capacitação teve como objetivo apresentar para os novos membros do LabPDI a tecnologia utilizada pelo Laboratório.
“Na unidade contamos com dois estagiários e por isso a necessidade de passarmos o conhecimento para que eles comecem a trabalhar com as nossas aplicações e nos auxiliem no desenvolvimento e manutenção destas e de outras ferramentas”, afirmou Leonardo Crivellaro.
Eduardo Henrique Alves é um dos estagiários que participou da capacitação. Ele comenta que o workshop foi importante para consolidar seu aprendizado.
“Foi muito bom para concretizar os conhecimentos da linguagem usada nos projetos do Laboratório. Sinto-me mais confiante para utilizar o VueJS em meus projetos”, disse o acadêmico de engenharia de software.
A ação foi mais uma parceria da PGE/MS com a UFMS que atuam conjuntamente em alguns projetos de desenvolvimento científico.
Brunna Paula e Geane Beserra, Programa de Estágio PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks