Criado em fevereiro deste ano, o Najud (Núcleo de Atendimento Judicial) mudou a forma como o Detran-MS responde às demandas do Poder Judiciário. Em uma parceria com a PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado), o setor centralizou o atendimento, padronizou procedimentos e trouxe mais rapidez e segurança jurídica aos processos.
Nos primeiros seis meses de funcionamento, de fevereiro a julho, o Najud registrou 1.833 atendimentos relacionados à habilitação, contra 1.034 no mesmo período de 2024, antes da criação da estrutura. O crescimento de 77% demonstra o impacto imediato da nova forma de trabalho.
Antes, as demandas judiciais eram distribuídas entre diferentes gerências, que acumulavam outras funções, o que aumentava o risco de atrasos. Agora, o núcleo responde de maneira integrada e atua como canal direto com o Judiciário.
Atualmente, o Najud recebe em média 15 novas demandas por dia útil, especialmente ligadas à habilitação — como suspensão ou anulação de pontuação, cancelamento de autos de infração e de processos administrativos.
Segundo o procurador-chefe da Coordenadoria Jurídica do Detran-MS e responsável pelo Najud, Pablo Henrique Garcete Schrader, os resultados são sentidos na prática.
“A Cjur/Detran com o Najud tem mostrado segurança jurídica e rapidez. Ao eliminar atrasos, conseguimos evitar multas diárias e, com isso, gerar economia para os cofres públicos. Esse resultado mostra como a gestão estratégica se traduz em benefícios diretos à população”, afirma.
O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, também destaca a importância da iniciativa.
“O Najud centraliza e padroniza as respostas, reduz riscos, evita atrasos e garante ao cidadão respostas mais rápidas e previsíveis. Mais do que números, representa um novo patamar de credibilidade e compromisso com a sociedade”.
O núcleo já se prepara para ampliar sua atuação, passando a responder também por demandas relacionadas a veículos e contratos, hoje tratadas em diferentes diretorias.
O que é o Najud
O Najud é um setor que atua no atendimento a processos judiciais relacionados à habilitação, cumprimento de decisões da Justiça e encaminhamento de solicitações do Judiciário para as áreas competentes.
Entre suas atribuições, estão suspender ou cancelar autos de infração, pontos na CNH e penalidades de suspensão ou cassação do direito de dirigir, além de atualizar o sistema nacional de habilitação.
Mais do que estatísticas, o Najud consolida um novo modelo de relacionamento entre o Detran-MS e o Judiciário, marcado pela celeridade e pela segurança jurídica.
Assessoria de Comunicação PGE/MS
(Com informações do Detran/MS)
Revisão: Tatiane Pazeto Puks
Foto: Rodrigo Maia