Na última semana, a PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) concluiu com uma caminhada matutina a primeira edição do projeto de qualidade de vida “Em trilhas, eu me encontro”. A iniciativa é uma parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) que visa promover e incentivar o bem-estar no ambiente de trabalho, a melhoria do clima organizacional e os cuidados com a saúde mental dos servidores.
O “Em trilhas, eu me encontro” iniciou em agosto de 2023 com a realização de encontros terapêuticos presenciais, que trabalharam temas como a saúde mental, comunicação interpessoal e autorrealização.
O projeto de qualidade de vida faz parte do Planejamento Estratégico Institucional (2018-2023) e foi idealizado pela Esap (Escola Superior da Advocacia Pública).
A procuradora do Estado e diretora da Esap, Ludmila dos Santos Russi, reforça que os objetivos principais são sensibilizar os servidores públicos vinculados à PGE sobre a importância da saúde mental relacionada ao trabalho e prevenir o adoecimento psíquico no ambiente laboral.
“Concluímos o 12º encontro deste projeto, fruto de uma parceria com os acadêmicos do último ano de psicologia da UCDB. É um projeto lindo que construímos juntos, de autoconhecimento, focado na saúde mental dos nossos servidores. E como o próprio nome do projeto diz, a gente quis concluir esse momento com a realização de uma caminhada matutina, aproveitando as belezas do Parque Estadual Matas do Segredo”, disse a procuradora do Estado.
O acadêmico de psicologia Guilherme Lima Ferraz participou do projeto conduzindo os encontros terapêuticos. Ele ressalta que a ação é inovadora e visa promover bem-estar aos servidores.
“Foi um processo muito interessante, agregou muito do ponto de vista da psicologia social poder ver essas pessoas no dia a dia delas, formando vínculos, trazendo as problemáticas e as próprias experiências. Iniciamos uma parceria fantástica e espero que ela continue daqui para frente”, ressaltou.
Para a servidora Bianca Ribeiro, que atua na PAT (Procuradoria de Assuntos Tributários), o projeto de qualidade de vida trouxe resultados positivos. “Fiquei muito feliz em participar do Trilhas. O projeto me ajudou a estar em estado de presença e atenção plena. Recomendo aos servidores que participem das próximas edições, fez muita diferença na minha vida e eu gostaria que isso se tornasse rotina na Procuradoria”, disse a servidora.
Outra servidora da PGE-MS que se sentiu agraciada com os encontros foi Clarice Santana. No Trilhas ela encontrou a oportunidade de zelar pela sua saúde emocional. “Participar do Trilhas me ajudou a enfrentar as situações difíceis de uma maneira positiva. Recomendo aos servidores que participem da próxima edição”, disse entusiasmada.
Segundo Ludmila Russi, a expectativa é que o projeto aconteça de maneira contínua na PGE-MS. “Nossa expectativa é que o projeto tenha continuidade na Procuradoria. O Trilhas reafirma o compromisso da instituição com a qualidade de vida dos servidores, incentivando e proporcionando ferramentas para os cuidados com a saúde mental”, frisou a procuradora do Estado.
Texto e foto: Hanelise Brito
Revisão: Tatiane Pazeto Puks