A PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado) participou, nesta segunda-feira (29), do “Dia S – MS é Verde”, ação que integra uma agenda sustentável promovida em diversos órgãos públicos estaduais.
O lançamento da campanha contou com a presença da procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, que recepcionou a primeira-dama Mônica Riedel e o secretário de Administração Frederico Felini. Servidores e procuradores também participaram do ato, voltado à promoção da consciência socioambiental na gestão pública.
A iniciativa integra a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que estimula a adoção de práticas sustentáveis e responsáveis no setor público. Mato Grosso do Sul aderiu oficialmente à A3P em fevereiro de 2025.
Para estruturar as ações no âmbito da PGE, foi instituída uma comissão formada pelas servidoras Hanelise Brito e Ana Célia, e pelas procuradoras Cristiane Müller e Mariana Andrade.
Mobilização e próximos passos
A mobilização teve início com a divulgação interna da agenda sustentável entre os órgãos estaduais, com foco na sensibilização dos servidores. O principal objetivo neste momento é engajar as equipes na participação do 1º Seminário de Sustentabilidade do MS, programado para agosto.
As ações práticas a serem implementadas seguem os princípios do ESG (Ambiental, Social e Governança), com foco na redução do consumo de recursos como papel e energia, gestão adequada de resíduos, adoção de tecnologias sustentáveis, inclusão e diversidade no ambiente de trabalho, promoção da saúde, bem-estar e segurança dos servidores.
No eixo da governança, serão priorizadas ações voltadas à ética, transparência, combate à corrupção, prestação de contas, participação cidadã e fortalecimento da integridade institucional.
Fernanda Fortuna – Assessoria de Imprensa PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks

