Os procuradores do Estado Adriano Lima, Lidiane Sallese e Kemi Maro participaram, em Punta del Este (Uruguai), de um workshop internacional sobre solução de conflitos.
A capacitação faz parte do programa “The Human Face of Negotiation”, promovida pela CMI Interser, e contou com a condução de especialistas como Lilián Lafon, Gabriela Decaro, Henri Krause e Pablo Urrutia.
Trata-se de um esforço que a PGE de Mato Grosso do Sul vem fazendo em adotar métodos adequados para resolver conflitos nas causas envolvendo a administração pública, apresentando soluções mais céleres e legítimas, construídas por todas as partes envolvidas.
“É uma grande oportunidade gerada pela PGE para continuarmos na trilha do conhecimento da consensualidade, que se revelou uma ferramenta muito importante para uma mudança de paradigma de como o Estado oferece a resolução dos problemas para a sociedade”, afirmou Adriano Lima.
A procuradora Lidiane Sallese destacou que o aprofundamento sobre os estudos de negociação teve início em 2020, com uma pós-graduação na área, seguindo com este curso de extrema relevância para a atuação no campo da resolução de conflitos.
“Isso reverte no aprimoramento de técnicas e habilidades para a realização de negociações e acordos envolvendo a administração pública”, acrescentou.
No ano passado, a PGE enviou seus procuradores aos Estados Unidos, para o workshop de negociação da Harvard Negotiation Project, um dos mais importantes cursos desta área no mundo do Direito. O foco é inserir e multiplicar técnicas bem-sucedidas de negociação.
“Este curso realizado no Uruguai aprofunda os conhecimentos adquiridos em Harvard e nos apresenta técnicas para fazermos a leitura das pessoas em uma mesa de negociação, além do autoconhecimento necessário para atingir acordos de excelência”, ressaltou a procuradora Kemi Maro.
A procuradoria também conta com um setor específico para atuar no campo da consensualidade. Trata-se da CASC (Câmara Administrativa de Solução de Conflitos).
Fernanda Fortuna
Assessoria de Imprensa – PGE/MS