O projeto “Em trilhas, eu me encontro” teve a abertura de sua segunda edição realizada nesta quarta-feira (03), no Auditório Pantanal. A iniciativa é da ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) em parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e visa incentivar o bem-estar no ambiente de trabalho, a melhoria do clima organizacional e os cuidados com a saúde mental.
Para a procuradora do Estado e diretora da ESAP, Ludmila dos Santos Russi, as expectativas para esta nova edição são altas. “Esperamos que os servidores e procuradores se beneficiem do projeto, experimentando um tempo, dentro da jornada de trabalho, para refletir sobre o que incomoda, traçar estratégias internas para solucionar conflitos e colocar em prática planos pessoais”, ressaltou a procuradora.
O projeto iniciou sua primeira edição em agosto de 2023 com a realização de encontros terapêuticos presenciais e discussão de temas como saúde mental, comunicação interpessoal e autorrealização. A novidade desta segunda edição é a inclusão de novas temáticas para os participantes que concluíram a primeira edição.
Camila da Silva Sales é uma das acadêmicas de psicologia que integra o projeto. Ela explica que a ação é inovadora e visa promover bem-estar aos servidores da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul).
“É perceptível que os participantes desejam diferenciar a vida pessoal da vida profissional, valorizar o lazer, se desligar um pouco dos afazeres e exercitar a comunicação interpessoal dentro e fora do trabalho”, comentou a acadêmica.
O primeiro encontro com o tema saúde mental foi aberto pela chefe da Diretoria de Gestão de Pessoas da PGE/MS Marli Antunes, que reforçou seu entusiasmo com o projeto.
“A edição passada foi um sucesso, nós tivemos um feedback positivo. É preciso dar uma atenção especial e individualizada para todos os participantes e este é um momento de nos conhecermos e interagirmos. É uma experiência que levamos para a vida”, disse a gestora.
A servidora Daniela Acosta Brito está participando pela primeira vez do projeto e compartilhou suas expectativas para esta nova edição. “Ao ingressar na Procuradoria há sete meses, encontrei o projeto em estágio avançado, optando por aguardar uma segunda edição para me integrar da melhor forma. Minha principal motivação é a conexão com as diversas equipes da instituição, visto que dedico grande parte do meu tempo nesse espaço de trabalho”, afirmou.
Os próximos encontros do projeto estão previstos para ocorrer no período de 10 a 24 de abril, nos quais serão realizadas dinâmicas e conversas sobre as temáticas propostas.
Brunna Paula e Geane Beserra, Programa de Estágio PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks