Campo Grande (MS) – Nessa segunda-feira (30.3), pela primeira vez na história do Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das PGES e PGDF (Fonace), foi realizada uma reunião virtual. O motivo? A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) que está fomentando uma nova maneira de desenvolver ações – por home office – em vários segmentos em prol da sociedade.
Desse momento histórico participaram procuradores do Estado da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.
Entre os diversos assuntos discutidos, três em especial, tiveram destaque: a apresentação e debate sobre o resultado da primeira rodada do planejamento estratégico elaborado por ocasião da reunião na PGE/BA; a definição do calendário de atividades; e as trocas de experiências das PGEs no combate ao Covid-19.
A procuradora do Estado e diretora da Escola Superior da Advocacia Pública (Esap), Ludmila Santos Russi de Lacerda, afirmou que a união de todos – cada um na sua área – é grande a favor de acabar com essa pandemia. “Todos estamos empenhados em contribuir para a diminuição do contágio do Covid-19 ficando em casa, contudo, os trabalhos não podem parar”.
Entre os resultados da reunião virtual foi decidido, entre outros pontos, fomentar o Fonace como um banco de dados para compartilhar o que tem sido feito de ações positivas pelas procuradorias estaduais do Brasil.
O Fonace tem por objetivo estimular o intercâmbio de informações, técnicas de gestão, ações, cursos e congressos realizados pelos Centros de Estudos e Escolas das PGES e PGDF, incentivando a criação de grupos de trabalho e comissões técnicas mistas destinadas ao estudo, desenvolvimento e formulação de projetos de interesse da carreira de Procurador do Estado.
Foto: Divulgação