Uma equipe de técnicos da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) vai representar o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul na COP 27 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima), evento que acontece de 7 a 18 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito.
A delegação sul-mato-grossense participará do encontro entre os dias 10 e 14 de novembro e irá apresentar o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Mato Grosso do Sul; os avanços já obtidos rumo à meta de se tornar Estado Carbono Neutro e participa das ações e atividades do Ministério do Meio Ambiente e do grupo Governadores pelo Clima, do CBC (Centro Brasil no Clima).
A Procuradora-Chefe da CJUR/Semagro (Coordenadoria Jurídica da PGE na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Senise Freire Chacha, destacou a importância da PGE compor essa equipe de Governo e pela primeira vez poder participar da Conferência das Nações.
“A PGE contribui na formulação de políticas públicas no cenário ambiental, em prol do fortalecimento do Estado no fomento à economia verde, na gestão integrada de sustentabilidade e desenvolvimento”, disse a representante da PGE-MS na equipe que estará na COP 27.
Representam Mato Grosso do Sul na COP27 o diretor-presidente do Imasul, André Borges; a Coordenadora Jurídica da PGE na Semagro, Senise Freire Chacha; a coordenadora do Inventário de Emissões de GEE de MS, bióloga Sylvia Torrecilha e a Coordenadora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior, Thais Fernanda Silva Guimarães.
O secretário Jaime Verruck, da Semagro, deverá participar da COP 27 por videoconferência. Neste ano, os debates acerca do novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que analisa as vulnerabilidades, as capacidades e os limites do mundo e da sociedade para se adaptar às mudanças climáticas, vão guiar as conversas centrais da Conferência.
“Em 2021, na COP 26 em Glasgow, Mato Grosso do Sul se posicionou como um Estado que tem uma política ambiental adequada, daí a importância da participação no evento deste ano. Vamos apresentar os avanços obtidos por meio do Plano Estadual MS Carbono Neutro, um deles é a apresentação do inventário de gases de efeito estufa de Mato Grosso do Sul, que vai direcionar as ações da nossa Política Estadual de Mudanças Climáticas”, comentou Verruck.
Assessoria de Imprensa PGE-MS, com informações da Semagro