PGE oferece Curso de Treinamento para novos estagiários da instituição

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, julho 23, 2019 as 12:00 | Voltar

Campo Grande (MS) – Nesta segunda e terça-feira (22 e 23.7) é realizado, nos períodos matutino e vespertino, o 1º Curso de Treinamento aos estagiários que passaram pelo processo seletivo do Programa de Estágio Remunerado na modalidade não-obrigatório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O estágio dos aprovados terá duração de um ano, facultada a prorrogação pelo mesmo período, não podendo ultrapassar dois anos. A carga horária será de até 6h diárias, totalizando até 30h semanais e deverá ser compatível com as atividades acadêmicas do estagiário.

Participam do Curso os acadêmicos de Direito aprovados: Jorge Felipe Fernandes dos Santos; Odilon Cardoso de Freitas; Paloma da Silva Coimbra e Rosana Yasmin Mendes Oliveira – que atuarão em Campo Grande; além de Anna Flávia Rocha – que exercerá as atividades em Dourados.

Para eles, a conquista de uma vaga é o início da realização para uma carreira promissora. “Minha meta é ser procurador”, afirma entusiasmado, sem qualquer dúvida, Odilon de Freitas que está no 8º semestre do curso de Direito.

Outro aprovado que também sonha em seguir a carreira de procurador é Jorge dos Santos. Ele já tinha experiências em outros estágios na área Eleitoral e Federal. “Estudei muito para passar nesta seleção e tenho a certeza que quero seguir carreira jurídica como procurador”.

De acordo com com a nova estagiária, Rosana Oliveira, ela lembra que assim que entrou na universidade chegou a fazer estágio na PGE, Regional de Aquidauana. “Pelo fato de já ter feito estágio no interior, estava bastante confiante”. Ela acrescentou que atuava em um escritório de Advocacia, mas não era o que pensava: “Fazia um mês que estava no escritório, mas não gostava da rotina. Quando saiu o resultado do processo seletivo fiquei feliz. O fato de, agora, atuar em uma Especializada [ela tralhará na Cjur/SES] terei a oportunidade de aprender e ter uma visão diferente de tudo aquilo que já fiz”.

Para Paloma Coimbra foi muito bom ter conquistado uma vaga de estágio na PGE. “Estava finalizando um outro contrato de estágio e quando soube que tinha passado neste, fiquei muito feliz. Já tive contato com a área tributária e criminal, agora, a área processual civil será um novo desafio. Assim, quando chegar no fim do curso terei mais segurança para decidir onde quero, de fato, atuar”.

Já Anna Rocha, diz que o desafio é grande: “Poder ter acesso a várias áreas do Direito vai me proporcionar maior segurança. Não esperava ser selecionada, foi uma grande surpresa. Descobrir como funciona os procedimentos vai me trazer outras perspectivas, visões e conhecimento. Será um grande desafio”. Ela será a única que atuará no interior.

A responsabilidade das atividades de estágio na PGE será coordenada pela Escola Superior da Advocacia Pública (Esap). Para a procuradora e diretora da Esap, Ludmila Santos Russi de Lacerda, é gratificante a escola estar à frente de todo o processo. “Poder contribuir com esses acadêmicos apresentando a PGE como um local de disseminação do conhecimento, como um agente transformador da realidade jurídica, além de fortalecer a formação educacional deles é recompensador”.

Estagiário

Do dicionário vem a descrição: “aquele que faz estágio, que se encontra, por um período probatório, exercendo uma atividade temporária numa empresa, instituição, relativo a estágio”. Alguns ainda referem-se ao sinônimo de trainee.

O estágio é a prática profissional que um estudante realiza para aplicar os seus conhecimentos e as suas competências. O estagiário é o aprendiz que pratica as atividades pertinentes com a intenção de obter experiência de campo. Sendo que o objetivo do estágio, por conseguinte, é proporcionar experiência laboral e prepará-lo para que se possa desenvolver no setor de atividade associado a sua futura profissão.

A função do estágio é oferecer, aos aprendizes, o conhecimento prático das funções profissionais. Ele possibilita, aos acadêmicos, um contato empírico com as matérias teóricas que lhes são passadas em sala de aula. Geralmente, o estagiário tem menos dificuldade de acesso imediato ao mercado de trabalho.

Em geral, os estagiários possuem alguns direitos como o recebimento de uma bolsa e auxílio-transporte, o cumprimento de uma carga horária prefixada e a realização de seguro obrigatório contra acidentes, além de 30 dias remunerados de recesso após um ano de estágio.

Publicado por: Assessoria de Comunicação PGE-MS

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.