Fabíola Marquetti foi entrevista pela equipe do Jornal da Manhã, da Jovem Pan
Na manhã desta quinta-feira (21.10) a procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, teve uma participação no programa Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan (ouça aqui). A conversa foi conduzida pelos apresentadores Lívia Machado e Joel Silva.
Entre os assuntos abordados esteve o papel da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o retorno das atividades presenciais pós-pandemia, as parcerias da instituição, o novo edital de precatórios e o concurso para procurador do Estado.
“A PGE há mais de quatro décadas é a responsável pela defesa dos interesses do nosso Estado tanto na parte judicial quanto na administrativa. A nossa função na orientação dos gestores públicos é muito forte. Atualmente estamos presente em todas as secretarias estaduais e também nas autarquias e fundações”, enfatizou a gestora da pasta.
Sobre o retorno pós-pandemia, a propcuradora-Geral afirmou que a instituição já estava em processo de digitalização e atuava em parte à distância, destacando também as capacitações realizadas no período de isolamento devido á covid-19.
“Com a pandemia, a nossa expertise foi potencializada e colocamos nossos procuradores e servidores para trabalhar em casa, com isso tivemos um ganho de produtividade em muitos setores”, revelou.
“Outro fato relevante foi a multiplicação das capacitações à distância. Tivemos a oportunidade de trazer doutrinadores de excelência de todo o País e aumentamos em mais de 50% o número de cursos ofertados para nossos servidores”, continuou.
A entrevistada reforçou também as parcerias da PGE, a fim de fazer com que a instituição alcance destinos maiores. Entre elas, foi citada a da Assembleia Legislativa de MS (Alems), o Instituto de Protestos, o Instituto de Direito Administrativo de MS (Idams), a Fundação Escola de Governo (Escolagov), entre outras.
O assunto precatório também foi pauta. “Todo o valor pago nos acordos fica em MS, na economia local, assim como temos uma injeção de recursos financeiros temos o Estado preocupado em saldar suas dívidas”, comentou a entrevistada acrescentando que o prazo limite para os interessados em realizar o Acordo Direto em precatórios é dia 30 de novembro. As informações detalhadas podem ser acessadas no site institucional.
Ao fim da entrevista, Fabíola Marquetti destacou a abertura de inscrições para o concurso de ingresso à carreira jurídica na PGE que tem salário inicial de R$ 25 mil. “Estamos com o concurso para procurador do Estado aberto, as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro. São 6 vagas disponíveis e temos a possibilidade de abrirmos mais. Nosso objetivo é selecionar advogados públicos vocacionados para realizar este trabalho tão importante para o nosso Estado”, concluiu.
Assessoria de Comunicação PGE/MS
Foto e arte: Jornal da Manhã/Jovem Pan
Publicado por: Assessoria de Comunicação PGE-MS