Cada servidor que está trabalhando presencialmente ganhou uma máscara
Campo Grande (MS) – “Preocupados com a saúde dos servidores da Procuradoria-Geral do Estado a instituição adotou medidas indicadas pelas autoridades em saúde como forma de prevenção ao novo coronavírus. Entre elas a disponibilização de álcool gel e a aquisição e distribuição de máscara para que os servidores que estão trabalhando presencialmente possam utilizar o equipamento de proteção no horário de expediente”. Esta afirmação é da procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim.
A iniciativa da compra das máscaras foi dos procuradores do Estado que trabalham nos setores do Gabinete e da Corregedoria da PGE. Desde o dia 17 de março a instituição restringiu o atendimento ao público obedecendo recomendações do decreto nº 15.391, de 16 de março de 2020, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende Pereira e publicado no Diário Oficial do Estado.
A maioria dos servidores estão trabalhando no modelo home office, contudo, quase uma centena deles continua prestando serviços presencialmente para o bom andamento dos trabalhos. A utilização de máscaras caseiras já é um fenômeno mundial.
Máscara
Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do novo coronavírus, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.
Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém.
A máscara caseira pode ser feita em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos. O fundamental é que cubra totalmente a boca e o nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. É necessário trocá-la quando a mesma ficar úmida e lavá-la todos os dias.
Para higienização correta é preciso fazer a imersão da máscara em recipiente com 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável por 30 minutos. Após o tempo de imersão, realize o enxágue em água corrente e lave com água e sabão.
Após a lavagem da máscara, a pessoa também deve higienizar as mãos com água e sabão. A máscara deve estar seca para sua reutilização. Após secagem da máscara utilize o ferro quente para passá-la, em seguida, deve ser guardada em saco plástico.
Fotos: Divulgação