Duas servidoras públicas que atuam na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) obtiveram o título de Especialista em Gestão de Pessoas, após finalizarem o curso de especialização na área oferecido pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov).
Com a temática “Liderança no contexto da pandemia da covid-19: Um estudo junto a líderes de órgãos públicos de Mato Grosso do Sul”, a gestora de Recursos Humanos, Marli Antunes Nilles, escreveu sobre os resultados de seus estudos e levantamentos empíricos no período epidêmico e quais os tipos de lideranças que mais se destacaram.
Conforme a servidora, o objetivo do trabalho foi “estudar o perfil de líderes exigido para o adequado enfrentamento dos desafios e dificuldades organizacionais decorrentes de tal crise… Os resultados revelam que o cenário gerado pela pandemia marcou o início de um novo tempo no universo da liderança e a análise das vivências profissionais culminou na conclusão de que não existe um estilo de líder ideal e que apesar de o estilo transformacional ter se destacado, ficou evidenciado que os líderes também apresentam competências pertencentes a outros tipos de estilos, como o democrático”, afirma.
Marli Nilles ainda destaca em sua obra que “evidenciou-se que a pandemia exigiu dos líderes, além do conhecimento técnico, competências transversais orientadas para uma gestão humanizada, imperativa nesse momento de pandemia, assumindo assim protagonismo em seus respectivos setores, como líderes inovadores, motivadores e empáticos”, sustenta.
Outra temática defendida foi “A importância do desenvolvimento de competências de conciliação, mediação e arbitragem na atuação institucional da Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul” pela procuradora do Estado e diretora da Escola Superior da Advocacia Pública (Esap), Ludmila dos Santos Russi.
Em seu artigo ela analisa “a perspectiva de onze integrantes da Procuradoria-Geral do Estado, quanto à expectativa de reforço desses ganhos institucionais, que foram capacitados em pós-graduação voltada ao desenvolvimento dessas competências conciliatórias… Como resultado, verificou-se no âmbito da PGE/MS, a identificação da capacitação de procuradores do Estado nos institutos alternativos de resolução de conflitos, tais como a conciliação, a mediação e a arbitragem, como competência necessária ao desenvolvimento da advocacia pública permitindo antever os ganhos institucionais e individuais a serem alcançados, com a expectativa de redução das demandas repetitivas em face do Estado de Mato Grosso do Sul”, frisa.
Para Ludmila Russi, a experiência vivida nesse período mostra o quanto é importante o estudo, a capacitação e a atualização dos temas ligados à Advocacia Pública. “Ter a oportunidade de poder explorar um tema relevante em um momento único – devido à pandemia – foi enriquecedor e trouxe à tona a possibilidade de aprofundar os conhecimentos e verificar com detalhes as possíveis resoluções de conflitos”, finaliza
O curso teve início em novembro de 2019 e termina em outubro de 2021. A turma primeira turma de pós-graduação lato sensu em Gestão de Pessoas é formada por 35 servidores de diversas secretarias, autarquias e fundações do Governo do Estado.
Pós-graduação
Consolidada em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2021), a Escolagov trabalhou para a implementação e oferta de curso de pós-graduação em nível de especialização para os servidores efetivos do Estado. O credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação iniciou em novembro de 2019.
“O olhar profissionalizante da formação busca a aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula nos locais de trabalho, procurando sempre compartilhar o aprendizado com os demais colegas fortalecendo os laços de equipe e cooperação” explica a diretora de pesquisa e Pós-graduação, Cláudia Sonaglio.
Embora já tenha espaço de destaque entre as escolas de governo por ofertar pós-graduação, a Escolagov-MS busca novas formas de democratizar a formação e qualificação dos servidores.
Karla Tatiane, com informações da Escolagov-MS
Imagem capa: Freepik