Na manhã desta sexta-feira (22) a PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) realizou um evento em alusão ao Dia do Procurador do Estado de Mato Grosso do Sul, comemorado em 23 de setembro. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e reuniu procuradores e servidores da instituição para celebrar a data.
Na abertura dos trabalhos a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, agradeceu a presença do Governador do Estado Eduardo Riedel e ressaltou o compromisso do órgão na representação judicial e extrajudicial e na consultoria jurídica do Estado.
“É uma honra e alegria tê-lo conosco neste evento direcionado aos procuradores e servidores para debate e para a reflexão de temas atuais da Advocacia Pública. Agradeço a todos os procuradores pela parceria, pela dedicação e o amor em tudo que fazem. Vocês que com o assessoramento jurídico, com o apoio técnico permitem que nós possamos entregar as nossas missões. O meu reconhecimento e o meu muito obrigada”, agradeceu.
O Governador Eduardo Riedel aproveitou a oportunidade para registrar agradecimentos ao time da PGE e parabenizar os procuradores do Estado pelos trabalhos exercidos em prol de Mato Grosso do Sul.
“O crescimento da PGE foi muito grande e sólido, digo não só na quantidade de profissionais, mas a evolução do que vocês construíram para o Estado ao longo do tempo. Sinto-me extremamente confortável em gerir o Mato Grosso do Sul com esse time que dá suporte, não para defesa, mas para gestão, melhoria da governança, segurança e garantia do Estado Democrático na sua plenitude”, disse Riedel.
A programação do evento contou com palestra do procurador do Estado de Alagoas, Luís Manoel Borges do Vale, que tratou sobre “Advocacia Pública Digital: Dilemas e Perspectivas”. O convidado falou sobre a importância das Procuradorias compartilharem entre elas soluções tecnológicas e, ainda, exercerem protagonismo nas discussões que envolvem pautas tecnológicas.
“Estamos em 2023 e talvez este seja o tema mais importante que precisamos lidar, pensar, tratar, principalmente para que a atuação da Advocacia Pública seja uma atuação racionalizada e que nosso papel de criação, de construção de teses seja destacado, demonstrando assim a nossa relevância”.
Luís Vale ressaltou que a pauta tecnologia é um tema do presente e que os procuradores devem participar da regulação das novas tecnologias e da implantação da Inteligência Artificial na Administração Pública.
“Há a necessidade de uma atuação sinérgica entre o procurador de estado e as novas tecnologias que estão postas em utilização e que podem promover um ganho de escala para nossa atividade. Se utilizadas de forma assertiva, os modelos de processamento de linguagem natural facilitam o nosso trabalho”, declarou.
Outro palestrante do evento foi o procurador de Mato Grosso do Sul, lotado na PRB (Procuradoria de Representação em Brasília), Ulisses Schwarz Viana, que falou a respeito dos “Avanços, desafios e paradoxos dos instrumentos tecnológicos nos tribunais de superposição”.
De início, o procurador agradeceu o convite. “Eu queria abraçar simbolicamente toda a PGE. Sinto-me muito feliz e sou realizado como profissional por causa dessa casa”, disse alegre.
Durante sua palestra, Ulisses Viana, focou na atuação da PGE-MS junto aos Tribunais Superiores, dando exemplos práticos e ressaltando a importância da sustentação oral, da oratória e da argumentação jurídica. Ao mesmo tempo, o procurador promoveu reflexões sobre o uso da tecnologia e a essencialidade do diálogo com as Cortes.
Também estiveram presentes no evento de celebração ao Dia do Procurador, os procuradores-gerais adjuntos do contencioso e do consultivo, Márcio Batista e Ivanildo Costa, a corregedora-geral da PGE, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, e o corregedor-geral adjunto, Dênis Cleiber Miyashiro, a procuradora do Estado e Consultora Legislativa, Doriane Gomes Chamorro, o presidente da Associação dos Procuradores de MS, Norton Riffel Camatte, e o procurador-geral do município, Alexandre Ávalo.
Texto: Hanelise Brito
Fotos: GuidoBreyJr e Álvaro Rezende
Revisão: Tatiane Pazeto Puks