Na manhã desta quinta-feira (18) foi realizada virtualmente a palestra “Uma conversa sobre saúde mental”. Ofertado pela ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) em parceria com o FONACE (Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das PGEs E PGDF), o evento abordou a importância de iniciativas voltadas aos cuidados com a saúde mental nas Procuradorias Estaduais.
Na abertura, a procuradora-geral do Estado Ana Carolina Ali Garcia cumprimentou os participantes e ressaltou a importância do tema para a PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul). “A saúde mental é um tema caro para a Procuradoria-Geral do Estado e quem está na gestão sabe o quão é importante um ambiente de bem-estar entre os nossos procuradores e servidores”, pontuou.
O procurador do Estado de Alagoas e presidente do FONACE, Luís Vale, acrescentou que a temática precisa estar constantemente dentro das prioridades da Advocacia Pública.
“Algumas Procuradorias têm estruturado setores específicos de apoio psicológico, o que considero indispensável. Essa temática precisa ser uma das nossas prioridades para que os colegas não só possam atuar tecnicamente da melhor maneira possível, mas se sintam bem em termos de higidez mental”, afirmou.
A conversa reuniu mais de 70 servidores e foi intermediada pela procuradora do Estado da Bahia Zizi Martins. Durante o evento, a procuradora Juliana Curvacho Capella que atua na PGE/RJ (Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro) palestrou sobre as práticas desenvolvidas pelo órgão, dentre elas uma trilha de cursos e treinamentos e um programa de saúde ocupacional.
“Eu entendi que nós precisávamos parar e pensar em como alcançar as pessoas porque quando trabalhamos nos sentindo satisfeitos e motivados, entendendo como o nosso trabalho impacta naquela organização, a gente aumenta a nossa produtividade e os resultados são melhores”, disse Juliana Capella.
Já o psicólogo Marcelo Spalding Verdi, especialista na área de Advocacia Pública, compartilhou as vivências na PGE/RS (Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul). “Na PGE/RS temos desde 2015 o nosso programa voltado para promover a integração e a saúde em geral, tratamos por meio de palestras, oficinas e rodas de conversas sobre gestão de tempo, alimentação, preparação para aposentadoria, entre outros assuntos”, comentou.
A procuradora do Estado e diretora da ESAP, Ludmila dos Santos Russi, também contribuiu e apresentou as iniciativas da PGE/MS na área de Gestão de Pessoas, reafirmando a necessidade de se pensar em ferramentas e estratégias direcionadas à qualidade de vida dos servidores.
“Eu posso ter o melhor processo mapeado, o melhor plano de carreira ou a melhor tecnologia empregada, mas o coração propulsor de uma instituição de trabalho são as pessoas e elas precisam estar bem. A saúde mental ela envolve o ambiente, estado emocional e social, então a instituição que não olha para suas pessoas, fatalmente, por mais que ela tenha o melhor desenvolvimento em outras áreas, irá em algum momento sofrer com a queda”, sinalizou durante a sua fala.
O evento online foi realizado em alusão à campanha Janeiro Branco e proporcionou ainda oportunidade e espaço para troca de experiências e orientações acerca de suporte profissional.
Hanelise Brito, Comunicação PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks