Campo Grande (MS) – A produtividade dos trabalhos da equipe da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) neste ano de 2020 foi significativa. De janeiro a novembro o volume de trabalho alcançou a marca de 156.617 peças elaboradas em processos atendidos pelos 90 procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul, ou seja, foram 1.740 manifestações em ações para cada um dos profissionais em apenas 11 meses. Os dados de dezembro serão fechados no ano que vem.
Sobre as peças elaboradas, as áreas atendidas foram as mais diversas possíveis: Pessoal ( 50.514), Saúde (40.679), Residual (21.974), Execução Fiscal (21.912) e ITCD (11.755) são algumas que tiveram destaque.
Outro dado interessante é que houve queda no registro de novos processos se comparado com o ano passado, no mesmo período. Enquanto que em 2019 entraram 43.736 novos processos, em 2020 o número de novas ações foi de 42.990. Esta diminuição muito provavelmente é devido a dois pontos: primeiro pela atuação preventiva realizada nas secretarias estaduais com a presença de procuradores do Estado mais próximos aos gestores e, segundo, também pelo reflexo da pandemia do novo coronavírus.
Para a procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, os números refletem a dinâmica das atuações de toda a equipe e os bons resultados alcançados pelo Estado. “Estamos vivendo tempos comparados aos de uma guerra, onde a importância do trabalho de cada um é muito mais significativa que o normal, onde só se vence unido, onde a conquista de um é comemorada por todos. Foi um ano de muita doação, pressão, resiliência, aprendizado e ao ver dados positivos ao final nos traz muita satisfação e alegria pela equipe que somos”, afirma.
Conforme a gestora, apesar de tantas mudanças vividas em 2020 os resultados alcançados pela PGE foram positivos em razão de que desde o segundo semestre de 2019 a instituição mudou a sua forma de atuação, desempenhando as atividades estrategicamente por especialização de temas e não mais por divisão territorial, esta renovação fez com que a PGE trabalhasse à distância e, por isso, no atual momento de pandemia, a instituição já estava organizada e preparada para dar continuidade aos trabalhos mesmo se adequando aos novos tempos. “Temos que ter a consciência de que não vamos retroceder, muitos dos aprendizados vamos aprimorar e os pontos de melhoria servirão de inspiração para novas conquistas”, finaliza.
Leia também:
https://www.pge.ms.gov.br/procuradoria-geral-do-estado-fara-retrospectiva-de-2020/
https://www.pge.ms.gov.br/balanco-pge-termina-o-ano-com-a-fragmentacao-de-22-toneladas-de-papel/
https://www.pge.ms.gov.br/balanco-pge-em-acao-finaliza-o-ano-com-a-exibicao-de-15-programas/
Gráficos: Núcleo de Gestão Estratégicas (NGE)
Foto: Edemir Rodrigues